Tudo o que você precisa saber antes de embarcar em um cruzeiro

Tudo o que você precisa saber antes de embarcar em um cruzeiro

PROCEDIMENTO DE RESERVA E PAGAMENTO
O preço do cruzeiro inclui, além da cabine escolhida, as taxas portuárias e de serviços, caso as taxas portuárias e de serviços não sejam cobradas na compra do cruzeiro, deverão ser pagas a bordo, todas as refeições no buffet e nos restaurantes principais a bordo, entretenimento a bordo e o uso de cofre para guardar valores. Não estão incluídas no preço as refeições em restaurantes temáticos ou especializados, cujo pagamento deverá ser feito a bordo.

Reservar com antecedência sai mais barato? Sim. Quanto mais perto do embarque, menos chances você tem de conseguir as cabines mais baratas. Porém, perto das datas de saída as companhias fazem promoções para vender as cabines que sobraram – se surgiu uma oportunidade de viajar em cima da hora, vale dar uma olhada nas tarifas.

As cabines internas, mais baratas, são ruins? Depende do navio. O tamanho costuma ser entre 11 e 16 metros quadrados. O grande problema é a falta de janelas, o que pode ser claustrofóbico. Alguns navios exibem projeções digitais com a vista da janela.

Vale a pena comprar os passeios do navio? Os preços dos tours são de médio para caros. Esses passeios são indicados para quem ainda não conhece o destino e quer fazê-lo com praticidade – ao sair do navio, já haverá um guia te esperando.

Para fazer um tour por conta própria, você terá de coordenar os horários com a partida do navio (o que nem sempre é fácil) e tomar táxis ou o transporte público local. Normalmente do porto dá para ir a pé ao centrinho das paradas.

Salvo se expressamente estipulado na descrição do cruzeiro, o preço do cruzeiro não inclui, exemplificadamente, as excursões terrestres, todas as bebidas consumidas a bordo, a não ser que seja um cruzeiro All Inclusive ou que o cliente adquira um pacote de bebida a parte, refeições em restaurantes temáticos ou especializados, atendimento médico, medicamentos, compras na boutique, serviços de lavanderia, serviços de revelação de fotos e fotografias tiradas pelo fotógrafo de bordo (a compra é opcional), serviços de barbeiro, cabeleireiro, massagem, telefonemas, telegramas, fax e qualquer outra despesa de caráter pessoal. As despesas por tais serviços extraordinários serão pagas pelo Hóspede a bordo do navio. Todos os serviços a bordo poderão ser pagos com cartões de crédito internacional (Mastercard, Visa, JCB, Diners ou Amex). Caso o hóspede não possua cartão de crédito internacional, o pagamento poderá ser efetuado através de um depósito em espécie, de acordo com a moeda corrente a bordo do cruzeiro, não sendo aceitos cheques pessoais, cartões de débito pré-pagos, cartões de crédito nacionais ou cheque viagem.

Está disponível nos navios o registro de pagamento através de totens automatizados, também chamados de “Pontos de Ativação do Cruise Card”. Os hóspedes poderão realizar o registro de cartões de crédito e débito (internacional), o que poderá ser feito a qualquer momento a partir do embarque até às 23h do dia seguinte. Os cartões de débito (internacional) disponíveis são: Maestro – Visa Eletron.

Os hóspedes que não têm cartões de débito ou crédito ou não desejam cadastrar cartões de crédito ou débito, poderão realizar depósitos em dinheiro (real (na America do Sul), euros ou dólares, conforme o itinerário do cruzeiro) que deverão ser realizados na recepção.

BAGAGEM
O limite máximo de bagagem no Navio é de 90kg (noventa quilos), distribuídos em até 3 (três) malas por cabine, sendo que será permitido apenas 1 (uma) bagagem de mão por pessoa com até no máximo as seguintes medidas 55x35x25 cm.

Todas as bagagens deverão estar devidamente etiquetadas, sendo solicitado ao hóspede que não leve bagagem em excesso (mas sempre dentro do limite máximo), para que as mesmas possam ser transportadas no interior do navio e bem acomodadas em suas cabines.

A Empresa não se responsabiliza por bagagem danificada por excesso de peso.

O hóspede com trecho aéreo deverá respeitar as normas das companhias aéreas (nacionais e internacionais). Cabe ao hóspede acessar o site da cia aérea pertencente ao bilhete comprado para confirmar toda informação necessária para sua viagem, tais como horário de voo, franquia de bagagem, assentos, condições e regras gerais de voo e contrato de transporte aéreo.

As malas são embarcadas e desembarcadas por terceiros autorizados da concessionária portuária, sendo que a Empresa não se responsabiliza por danos causados durante o manuseio.

Somente as malas são consideradas como bagagens que podem ser despachadas.

São proibidos de serem embarcados e transportados no navio de cruzeiro, móveis e objetos de mudança, que deverão ser transportados por empresa transportadora de responsabilidade do hóspede, conforme regras internacionais de transporte e declarados conforme orientação da Receita Federal.

Conforme normas Internacionais de Segurança adotada pelas companhias de Cruzeiros são considerados itens proibidos: bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, destilados, champanhe etc.) e não alcoólicas (refrigerantes, sucos etc.), armas de fogo, faca, tesoura, canivete, armas brancas (soco inglês, tacos, bastões, spray de pimenta etc), algemas, objetos afiados e/ou perfuro cortantes, aparelhos elétricos ou eletrônicos potencialmente explosivos (aparelho celular Samsung modelo Galaxy Note 7, skate elétrico “hoverboard”, etc), caixas de som, drone, ferro, chapinhas para cabelos, secadores para cabelos e “babyliss”, aquecedores de mamadeiras e narguilés, itens explosivos (dinamites etc) e/ou inflamáveis descritos nos rótulos do produto ou assim considerados.

Se qualquer um desses itens for encontrado na bagagem ao passar pelo raio-x durante o processo de embarque, o hóspede será chamado para efetuar o descarte. Caso o hóspede se recuse a descartar o objeto em questão, o seu embarque será negado.

Em prol da saúde e da segurança, alimentos e bebidas (incluindo os parcialmente consumidos) também não podem ser levados a bordo, com exceção de produtos alimentícios secos, devidamente lacrados e/ou embalados a vácuo. Objetos considerados frágeis, pessoais e/ou valiosos (joias, eletrônicos, relógios, máquinas fotográficas, dinheiro, documentos de viagem, carrinhos de bebê, mochilas, remédios, etc.) devem ser transportados como bagagem de mão, sendo que a Empresa não se responsabiliza por dano ou perda desses objetos.

O hóspede que não cumprir os regulamentos de segurança descritos acima terá acesso negado ao navio.

A bagagem deverá portar a etiqueta de identificação fornecida pela Empresa através do e-ticket, mencionando o nome do hóspede, porto de origem, data do cruzeiro, navio e o número da cabine.

Toda bagagem, inclusive a de mão, estará sujeita à fiscalização.

As etiquetas da Empresa serão enviadas juntamente com o e-ticket e as malas devem estar etiquetadas, bem como devidamente lacradas.

A Empresa não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio que possa ocorrer antes do início ou após o término do cruzeiro, sendo sugerido ao hóspede que adquira seguro com companhia especializada.

Nos cruzeiros pela América do Sul, o hóspede que for diretamente ao porto deverá dirigir-se ao Armazém de Bagagem e entregar suas malas - devidamente identificadas com as etiquetas e lacradas a um dos funcionários da Empresa, que estará uniformizado e identificado com crachá.

A bagagem será entregue no navio pelos terceiros autorizados da concessionaria portuária e seguirá diretamente para a cabine. Por questões de segurança, as bagagens são submetidas a equipamento de raios-x e ao scanner do navio. Se houver necessidade a segurança do navio pode solicitar a presença do hóspede para esclarecimentos sobre possíveis objetos que ofereçam risco à segurança de seus hóspedes.

O Hóspede tem conhecimento de que deverá transportar por si, em sua bagagem de mão, os objetos considerados frágeis, pessoais e de valor (joias, perfume, dinheiro, relógio, máquina fotográfica, filmadora, notebooks, carrinhos de bebê, etc.), pois a companhia de Cruzeiros não se responsabiliza por danos e extravio de tais objetos.

O Hóspede tem conhecimento de que toda e qualquer reclamação sobre as bagagens deve ser realizada através do preenchimento do formulário “Declaração de Ocorrência” a bordo do navio ou dentro da área de desembarque. Assim, fica caracterizado que o dano ocorreu dentro dos domínios do terminal marítimo ou da embarcação, isentando o passageiro de qualquer responsabilidade.

DOCUMENTAÇÃO
Viagens dentro do território brasileiro:

Hóspedes Brasileiros: deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais - passaporte (válido até o término da viagem), RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação.

Hóspedes Estrangeiros: Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil - deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais -passaporte válido (mínimo de 6 [seis] meses) ou com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros).

Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil - deverão embarcar com passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.

Viagens para países integrantes do Mercosul:

Hóspedes Brasileiros: deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais - passaporte válido (mínimo de 6 [seis] meses) ou RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados). Recomendamos fortemente que os documentos tenham menos de 10 (dez) anos de validade e estejam em bom estado de conservação. Recomendamos levar ambos os documentos, pois em caso de dúvida quanto à identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar outro documento (RG ou Passaporte) que permita sanar a dúvida. Não será permitido o embarque de hóspedes portando CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional.

Hóspedes Estrangeiros:

Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil - deverão embarcar com os seguintes documentos originais - passaporte válido (mínimo de 6 [seis] meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte.

Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil - deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.

Viagens Internacionais:

Hóspedes brasileiros: deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses).

Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil: deverão embarcar com os seguintes documentos originais - passaporte válido (mínimo de 6 [seis] meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro).

Hóspedes estrangeiros, não residentes no Brasil: deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.

Viagens para Menores de 18 (dezoito) anos:

Viagens dentro do território brasileiro: Documentos originais - passaporte válido (mínimo de 6 [seis] meses), RG ou Certidão de Nascimento original. Menores de 18 (dezoito) anos desacompanhados de ambos os pais ou responsável deverão também apresentar obrigatoriamente autorização por escrito do pai ou da mãe com firma reconhecida em cartório, em duas vias.

Viagens para países integrantes do Mercosul: Documentos originais -  passaporte válido (mínimo de 6 [seis] meses) ou RG. Recomendamos fortemente que os documentos tenham menos de 10 (dez) anos de validade e estejam em bom estado de conservação. Menores de 18 (dezoito) anos desacompanhados de ambos os pais ou responsável deverão também apresentar obrigatoriamente autorização por escrito do pai e da mãe com firma reconhecida em cartório, em duas vias, conforme formulário próprio da Polícia Federal contendo o brasão da República. Não será permitido o embarque de hóspedes (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento. Viajando com apenas um dos genitores, devem apresentar a Autorização do genitor ausente, com firma reconhecida em cartório em duas vias, conforme formulário próprio da Polícia Federal contendo o brasão da República. Em caso de falecimento de um dos genitores, devem apresentar o Atestado de Óbito original juntamente com uma cópia autenticada em cartório.

Nota Importante:

Menores de idade viajando apenas com o passaporte cujo modelo não consta a filiação, acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar no embarque o RG ou Certidão de Nascimento original. Isso é necessário para comprovar a filiação, pois dependendo do modelo de passaporte, não há registro da filiação do viajante.

Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

Não será aceito embarque com boletim de ocorrência em caso de extravio, furto ou roubo de documentos.

Viagens Internacionais: Documento original - passaporte válido (mínimo de 6 [seis] meses). Não será permitido o embarque de hóspedes (mesmo bebê) portando apenas Certidão de Nascimento. Além dos documentos acima, menores desacompanhados durante viagens internacionais deverão observar os procedimentos abaixo: desacompanhados de ambos os pais ou responsável e em companhia de terceiros maiores e capazes - devem apresentar a Autorização de ambos os genitores e com firma reconhecida em cartório em duas vias, conforme formulário próprio da Polícia Federal contendo o brasão da República, viajando com apenas um dos genitores - devem apresentar a Autorização do genitor ausente, com firma reconhecida em cartório em duas vias, conforme formulário próprio da Polícia Federal contendo o brasão da República, em caso de falecimento de um dos genitores: devem apresentar o Atestado de Óbito original juntamente com uma cópia autenticada em cartório do mesmo.

CONDIÇÕES DE SAÚDE PARA VIAJAR
O Hóspede, ao efetuar a Reserva e celebrar o Contrato, garante que está em plenas condições de saúde para viajar por mar, e que sua conduta ou saúde não prejudicarão a segurança ou conforto das embarcações e/ou dos outros Hóspedes.

Para a segurança e o conforto de todos os Hóspedes enfermos, doentes, com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, bem como para que seja verificado o cumprimento às legislações sanitárias, é importante que sejam fornecidas todas as informações pertinentes no ato da Reserva.

As informações deverão ser prestadas no formulário “Special Needs/Necessidades Especiais”, a ser solicitado no ato da Reserva. O formulário será enviado ao departamento médico do navio responsável pela análise, sendo que o mesmo será avaliado e respondido em até 10 (dez) dias úteis. O preenchimento desse formulário não garante o embarque do hóspede.

Hóspedes com alguma deficiência física ou mental que necessitem de tratamento ou atendimento especial (incluindo pessoas em cadeira de rodas) devem notificar a Empresa por escrito, antes da Reserva, sobre a natureza da deficiência, qualquer equipamento médico que pretendam levar a bordo. Todo Hóspede em cadeira de rodas deve levar sua própria cadeira de rodas, dobrável e de tamanho padrão, bem como deve estar acompanhado por um Hóspede em plenas condições de saúde e capacitado a assisti-lo. Ainda, a depender das características da deficiência física ou mental e do tratamento ou atendimento especial necessitados, o Hóspede deverá estar acompanhado de outro Hóspede que esteja em plenas condições de saúde e que possa assisti-lo e/ou, conforme o caso, pelo responsável legal.

Hóspedes enfermos ou Hóspedes em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida podem não conseguir desembarcar em portos onde as embarcações não atracam ao cais. A lista desses portos pode ser solicitada à Empresa. Nesta hipótese, a eventual tentativa de desembarque em locais sem instalações adequadas para portadores de necessidades especiais será de responsabilidade exclusiva do Hóspede.

A Empresa reserva-se o direito de solicitar a qualquer Hóspede a apresentação de atestado médico comprovando plenas condições de saúde para viajar no Cruzeiro.

Sugerimos que os responsáveis por menores com menos de 1 (um) ano de idade submetam os mesmos a consulta médica para atestar as condições de saúde para realizar o cruzeiro, bem como apresentem no momento do check-in, atestado médico confirmando o bom estado para viajar.

A Empresa reserva-se o direito de recusar o embarque a qualquer Hóspede que tenha deixado de notificar adequadamente a Empresa sobre essas deficiências ou necessidade de assistência, ou de quem não se apresente em boas condições de saúde para viajar ou cujo problema de saúde possa constituir perigo para si próprio ou para outras pessoas no Cruzeiro.

Mulheres grávidas devem procurar orientação médica antes de viajar, seja qual for o estágio de sua gravidez. A empresa não tem instalações médicas adequadas para partos a bordo de nenhuma das embarcações dos Cruzeiros. As mulheres grávidas que tenham até 23 (vinte e três) semanas de gravidez até o último dia do cruzeiro poderão viajar mediante autorização médica. Assim, a hóspede gestante deverá, obrigatoriamente, apresentar no momento do embarque atestado médico confirmando o estágio e as condições de saúde para realizar cruzeiro. A Empresa não permite o embarque de hóspede que estará com 24 (vinte e quatro) semanas ou mais de gestação até o final do cruzeiro.

Caso a gestante tenha mais de 24 (vinte e quatro) semanas de gestação até o final de cruzeiro ou na falta do atestado com as informações, a empresa reserva-se expressamente o direito de recusar o embarque e não terá responsabilidade em relação a essa recusa.

Caso uma reserva seja feita por uma Hóspede que não sabia e não poderia razoavelmente saber da gravidez no ato da Reserva, a Empresa reembolsará integralmente o preço pago pela respectiva Hóspede pelo cancelamento da reserva, desde que esse cancelamento seja efetuado o mais rapidamente possível, não tendo a Empresa qualquer outra obrigação para com a Hóspede.

Caso um Hóspede tenha o embarque recusado em decorrência de problema de saúde e/ou falta de condição de saúde para viajar, a Empresa não terá nenhuma obrigação para com o Hóspede.

Se, na opinião da Empresa, do Comandante ou do Médico do Cruzeiro, um Hóspede não estiver, por qualquer razão, em boas condições de saúde para viajar, puder representar um risco para a sua saúde ou segurança ou tiver a permissão de desembarque em qualquer porto recusada, ou puder responsabilizar a Empresa pela sua manutenção, apoio ou repatriação, então, o Comandante terá o direito de recusar o embarque ou desembarcar o Hóspede em qualquer porto, ou transferir o Hóspede para outro leito ou outra cabine. O Médico a bordo terá o direito de administrar os primeiros socorros e qualquer fármaco, medicamento ou outra substância, e/ou admitir e/ou manter o Hóspede nas instalações médicas do navio ou outra instituição semelhante em qualquer porto, desde que o Médico do navio e/ou o Comandante considere essas medidas necessárias. A recusa do Hóspede em cooperar com relação a esse tratamento poderá resultar no desembarque do Hóspede em qualquer porto e a Empresa não será responsável por qualquer prejuízo, despesa ou ressarcimento do Hóspede.

A Empresa e/ou as autoridades sanitárias de qualquer porto terão o direito de aplicar um questionário sobre saúde pública em seu próprio nome. O Hóspede deverá fornecer informações precisas sobre os sintomas de qualquer doença, incluindo, sem limitações, doenças gastrointestinais.

A Empresa poderá recusar o embarque de qualquer Hóspede que, a seu critério exclusivo, apresente sintomas de qualquer doença, incluindo, sem limitações, doença viral ou bacteriana, Norovírus e a gripe H1N1. A recusa de um Hóspede em preencher o questionário pode resultar em recusa de embarque.

Nos casos em que o Hóspede esteja acometido por doença viral ou bacteriana a bordo do Cruzeiro, o Médico do navio ou o Comandante poderá exigir que este permaneça em sua cabine por razões de saúde e segurança coletiva.

TRATAMENTO MÉDICO
A Empresa não tem qualquer responsabilidade em relação a cuidados médicos ou instalações médicas oferecidos em terra. O Hóspede poderá contratar, às suas expensas, um seguro compreensivo de saúde para viagens que cubra despesas de tratamento médico e repatriação.

Embora haja Médico a bordo da embarcação, é obrigação e responsabilidade do Hóspede procurar assistência médica, se necessária, durante o Cruzeiro. Os serviços médicos prestados a bordo serão cobrados à parte.

O Médico do navio não é um especialista e o centro médico do navio não é um hospital e, portanto, não está equipado nos mesmos padrões que um hospital em terra. A embarcação possui suprimentos e equipamentos médicos de acordo com as exigências do país de sua bandeira para o atendimento de pequenos problemas de saúde. Nem a Empresa nem o Médico serão responsáveis perante o Hóspede em decorrência de qualquer incapacidade de tratar um problema de saúde.

No caso de doença ou acidente, os Hóspedes poderão ser levados para terra pela Empresa e/ou pelo Comandante do navio para atendimento médico. A Empresa não se responsabiliza pela qualidade e padrão do tratamento médico em qualquer porto de escala ou no local em que o Hóspede for desembarcado. As instalações e os padrões médicos variam de porto para porto.

Alegria dia e noite, com entretenimento para todos.
Um cruzeiro é uma experiência gastronômica única. Os restaurantes oferecem um novo menu a cada dia, com ingredientes frescos e pratos assinados por chefs renomados, com 5 refeições diárias.

Conheça os restaurantes de especialidades e o buffet com vista para o mar, que está aberto 20 horas por dia para mais praticidade.

Divirta-se com espetáculos de alto nível, cinemas, simulador de F1, piscinas, hidromassagens, quadra poliesportiva, parque aquático, disco, lojas, cassino, teatro, diversos bares e uma moderna e completa academia com vista para o mar. Desfrute das amplas e confortáveis cabines, e se preferir, relaxe no SPA.

Para os pequeninos, não faltam atividades com a equipe de entretenimento especializada e várias áreas de diversão, além de clubes, um para cada faixa etária.

Personalize seu cruzeiro
Personalize seu cruzeiro com várias opções de pacote: bebidas, internet, aniversários e cerimônias a bordo. Os pacotes de bebidas podem ser para adultos e crianças, com bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além das opções all inclusive. Escolha entre vários sabores, em uma diversidade de pratos, nos restaurantes de especialidades.

Mantenha-se conectado em terra ou no mar, com mais de 10 opções de pacote de internet.

Conheça os pacotes especiais para cerimônias a bordo: Prata, ouro e Platina. Todos eles contemplam opções de bebidas, bolo, consultoria de casamento, buquê de flores, espaço privativo, presença de oficiais do navio e seleção de músicas.

TIPOS DE CABINES CONFORME O NAVIO
Suíte Royal - luxuosa suíte, possui uma varanda com hidromassagem privativa e mesa de jantar, tem cama de casal, ar-condicionado, amplo armário, banheiro com banheira, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), geladeira, máquina de café nespresso e cofre.

Suíte Executiva e Familiar - As suítes têm camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com banheira, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar, cofre e janela panorâmica vedada.

Suíte Deluxe - Luxuosa suíte, possui uma varanda privativa. Oferece a escolha de uma cama de casal ou duas camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com ducha grande, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar, máquina nespresso e cofre.

Suíte Wellness Deluxe - Oferece todas as comodidades da suíte Deluxe e está equipada com aparelhos technogym Kinesis.

Suíte Interna - Oferece a escolha de uma cama de casal ou duas camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com ducha, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.

Suíte com Varanda com Hidromassagem Privativa - Tem duas camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com banheira, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.

Grand Suíte com Varanda - Tem duas camas de solteiro que podem ser convertidas em duas camas de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com banheira, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.

Wellness Grand Suíte - Além das comodidades da Grand Suíte, as Wellness Grand Suítes estão equipadas com techno Academia Kinesis, uma máquina estilosa para você se exercitar na comodidade da sua suíte.

Suíte Dúplex - Suíte com 2 andares, com sala de estar, duplo sofá-cama no primeiro andar, grande quarto no segundo andar, além de uma ampla varanda com uma banheira de hidromassagem, dois banheiros (um com banheira e outro com ducha), 2 closets, TV interativa, 2 telefones, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.

Suíte com varanda - Tem duas camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com banheira, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.

Cabine Externa com Varanda - As cabines têm duas camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com ducha ou hidromassagem, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.

Cabine Familiar - Acomodação espaçosa para até seis hóspedes, com duas cabines triplas conectadas, dois banheiros e duas varandas. A cabine familiar tem um valor fixo para as duas cabines, independentemente de quantos hóspedes realmente a utilizem, disponível somente em alguns navios.

Familiar - Acomoda confortavelmente até 10 pessoas, cabines familiares são compostas de duas ou mais cabines conjugadas, cada uma com seu banheiro.

Externa com Vista Obstruída - As cabines possuem duas camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, banheiro com ducha, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.
Sua vista é obstruída.

Externa com Vista para o Mar - Oferece a escolha de uma cama de casal ou duas camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com ducha, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.

Interna - Oferece a escolha de uma cama de casal ou duas camas de solteiro que podem ser convertidas em uma cama de casal (mediante solicitação), ar-condicionado, amplo armário, banheiro com ducha, TV interativa, telefone, conexão com a internet (custo adicional), minibar e cofre.

Fazendo as bagagens. Que traje usar a bordo?
Durante o dia, os trajes são informais: roupas leves, bermudas, shorts e maiôs, tendo o cuidado de vestir camiseta ou saída de banho nas áreas internas do navio e usar calçados leves, de preferência com solado de borracha. Para o jantar, recomenda-se aos cavalheiros o uso de paletó e gravata e às senhoras, esporte fino ou vestidos apropriados para a noite.

Nos restaurantes à la carte, no almoço e no jantar, não é permitido a entrada com bermudas, chinelos, minissaias, camisetas regata, etc.

Noite do Comandante/Gala: A Noite do Comandante é um evento especial, realizado em cruzeiros acima de 4 noites e publicado no Programa do Dia à disposição nas cabines. Nessa noite, recomenda-se o traje de gala: uso de terno escuro e gravata para os senhores e social para as senhoras.

Além disso em alguns cruzeiros tem a festa do branco, festa do branco e preto, festa Havaiana, etc. Essas festas são informadas dentro do navio se haverá ou não.

Como reservar o turno do restaurante para o jantar?
No ato da reserva, o hóspede deverá informar ao agente de viagem sua preferência em relação ao turno do jantar, bem como, quando houver interesse, a relação das pessoas com as quais gostaria de compartilhar a mesa. Contudo, a companhia de Cruzeiros não garante que o turno escolhido corresponderá ao turno pelo qual o hóspede demonstrou sua predileção, haja vista que a disposição dos hóspedes obedece à ordem cronológica da compra da cabine. A confirmação com o número da mesa estará impressa no “Cruise Card” do hóspede.

Qualquer solicitação de alteração de mesa deverá ser feita somente a bordo, com o Maître, e estará sujeita a disponibilidade. O serviço é oferecido em dois turnos e o horário escolhido deve ser rigorosamente cumprido, para melhor qualidade do serviço. O horário das refeições estará no Programa do Dia, distribuído diariamente na cabine.

A BORDO
Qual é a minha cabine? Cada hóspede tem direito ao uso da cabine indicada em seu bilhete de embarque. Em casos alheios à vontade da companhia de Cruzeiros, quando a cabine não estiver disponível, os hóspedes serão acomodados em outra de mesma categoria ou categoria superior, mediante disponibilidade.

Na cabine tem ar-condicionado? Os navios têm um sistema central de ar-condicionado que permite aos hóspedes desfrutar de uma temperatura agradável durante todo o cruzeiro. Pede-se aos hóspedes que tenham cuidado ao entrar nos ambientes com ar-condicionado para evitar danos à saúde, sobretudo após ficarem expostos ao sol. Nas cabines, há um controle de temperatura do ar-condicionado de fácil manuseio.

Durante as escalas, posso realizar excursões? Existem excursões terrestres opcionais. Podem ser adquiridas diretamente a bordo do navio, já no momento do embarque ou compradas depois do desembarque, o desembarque dependerá das condições climáticas locais.

Quais são os serviços de cabine? Café da manhã, servido todos os dias, exceto na manhã da chegada do navio ao seu destino final (check-out). Deverá ser solicitado com antecedência, na noite anterior, preenchendo o pedido que está na cabine e colocando-o na maçaneta da porta da cabine do lado de fora.
Serviço 24 horas, livre de taxa para: cobertores, travesseiros, toalhas, etc.
O valor no cardápio que se encontra na cabine. Para serviços de bebidas na cabine, serão aplicados os preços da lista de bar (Bar List).
Minibar com bebidas disponível na cabine.
Serviço despertador disponível 24 horas.

Qual a voltagem a bordo? A tensão a bordo é de 110/220 V. Os únicos aparelhos elétricos permitidos nas cabines são barbeadores, carregadores de bateria e computadores. Nenhum tipo de gerador de calor é permitido. Em caso de dúvida, entre em contato com a recepção do navio. Por motivo de segurança, não é permitido utilizar ferro de passar roupa na cabine. O Escritório de Informações tem adaptadores de tomada à disposição dos hóspedes para utilização de aparelhos elétricos que também podem ser fornecidos por meio do serviço de quarto (Room Service). Favor confirmar com o camareiro a voltagem de cada tomada.

Existem cofres a bordo? Todas as cabines possuem cofres digitais que são para uso gratuito dos hóspedes.

Há elevador? Existem elevadores à disposição dos hóspedes a bordo dos navios. O Comandante pode decidir desligar temporariamente os elevadores por exigência climática ou por razões de segurança. Nesses casos, solicitamos aos hóspedes que utilizem as escadas. Caso tenham algum problema para subir ou descer, favor avisar a recepção do navio.

Como funciona o serviço de lavanderia? Oferecemos um amplo serviço de lavanderia personalizado. Na sua cabine, estará disponível um saco de lavanderia, uma lista de preços e uma nota de serviço. Em caso de dúvidas para utilizar esse serviço, consulte o seu camareiro.

Como posso me comunicar a bordo? A cabine tem telefone? Você pode receber e fazer chamada do navio, usando o telefone da cabine. Para ligações feitas a partir do navio, basta chamar a recepção do navio e informar o número desejado, para completar a ligação. Para receber ligações, o hóspede pode solicitar os números de telefone do navio à recepção. Lembramos que as ligações realizadas a partir do navio são feitas via satélite e cobradas em US$ ou € (dólares americanos ou euros), conforme o cruzeiro. As tarifas desses serviços estão à disposição na recepção.

Internet Café: O acesso à internet está disponível a bordo. No Internet Café, depois de acessar o sistema mediante o uso do “Cruise Card”, é possível navegar pela internet como se estivesse em casa. Consulte valores a bordo.

Wireless - Serviço de internet sem fio - “Hot Spot”: em toda frota da companhia de Cruzeiros.

Se você tem o hábito de usar a internet, terá a oportunidade de navegar pela rede mesmo no cruzeiro. Você terá acesso sem fio à internet com um laptop habilitado ou smartphones. Consulte valores a bordo ou adquira antecipadamente no website do Cruzeiros ou através do seu agente de viagens.

Achados e perdidos: Procure a recepção do navio, caso tenha perdido ou encontrado algum objeto.

Como se divertir no carnaval: Os roteiros de carnaval foram especialmente criados para dar mais opções de diversão aos nossos hóspedes. No cruzeiro para o Nordeste, o hóspede jovem busca muita diversão e por isso alguns navios costumam fazer pernoite em Salvador. Já para aqueles que preferem os tradicionais bailes de carnaval, a navegação na rota do Sul com pernoite em Buenos Aires, é uma opção ideal. Aproveite para curtir a noite portenha. Cabe ao hóspede verificar se o seu perfil está adequado ao público do navio.

Festas particulares: Uma pequena festa pode ser organizada (dependendo do tamanho do grupo), desde uma reunião informal de amigos até uma recepção mais sofisticada. Entre em contato com o seu agente de viagem para solicitar o pedido do seu evento logo na abertura da reserva (sujeito a confirmação).

O que fazer a bordo? Você encontrará a bordo muita diversão e lazer, para adultos e crianças, com entretenimento personalizado com atividades durante o dia e a noite, sob a responsabilidade da equipe de animação. No Programa do Dia, você encontrará informações sobre as atividades diárias de bordo, distribuído nas cabines todas as noites.

Atividades para crianças e adolescentes: No espaço Infantil, diversas atividades são oferecidas para os maiores de 3 anos. A programação é impressa diariamente e disponibilizada no Mini Club.

O entretenimento para crianças e adolescentes será organizado em quatro faixas etárias:

Baby Club: para menores de 3 anos;
Mini Club: para crianças de 3 a 6 anos;
Juniors Club: para crianças de 7 a 11 anos;
Young Club: para adolescentes de 12 a 14 anos;
Teenagers Club: para jovens de 15 a 17 anos.

Todas as atividades de entretenimento são elaboradas por nossos recreadores e realizadas em diversos idiomas, para satisfazer às necessidades de todos, e não se restringem ao Mini Club. Se os pais estiverem em terra ou envolvidos em outras atividades, o Mini Club permanece aberto, proporcionando maior tranquilidade aos hóspedes. Os recreadores também levarão as crianças ao buffet ou ao restaurante do navio para as refeições, com a possibilidade de escolha pelo Menu Infantil.

Às crianças com necessidades especiais é garantido o acesso regular a todos os serviços e instalações a bordo. A equipe de entretenimento não oferece serviços diferenciados, porém é plenamente qualificada e bem treinada para proporcionar uma série de divertimentos adequados para as mesmas. Todas as crianças, com ou sem necessidades especiais, são acomodadas em espaços de divertimento de acordo com a sua faixa etária. Se for necessário, as crianças e jovens com necessidades especiais poderão ser convidados a integrarem grupos de menor idade (com a aprovação dos pais) ou poderão participar de atividades específicas juntamente com seus pais se for solicitado.

Idiomas a bordo: A tripulação dos navios é internacional e está habituada a ter contato com diversas nacionalidades e idiomas. Nos cruzeiros pela América do Sul, os navios dispõem também de tripulantes brasileiros, para melhor atendê-lo. A tripulação estará à disposição para auxiliá-lo sempre que necessário.

Bebida alcoólica comprada nas lojas a bordo: Ao comprar bebidas alcoólicas nas lojas a bordo, elas serão guardadas pelas lojas e entregues aos hóspedes, no navio, na manhã do desembarque. Serão emitidos recibos de todas as bebidas guardadas nas lojas. Consulte local e horário de retirada das bebidas no Escritório de Informações.

Dieta especial, quando devo solicitar? As dietas especiais devem ser solicitadas com antecedência, no ato da reserva e estão sujeitas a confirmação e disponibilidade. Refeições Kosher pré-embaladas e produtos Halal de alta qualidade (carne bovina, cordeiro e aves) estão disponíveis se requisitados pelo menos dois meses antes do embarque.

Observações: Não é permitida a presença de menores de 18 anos nas dependências do cassino. Nos navios com indicação de tudo incluído, as bebidas alcoólicas e não alcoólicas indicadas na carta de bebidas estão incluídas com consumo ilimitado.

COMO DESEMBARCAR?
Como despachar as malas, antes de desembarcar: Na noite anterior ao desembarque, os hóspedes deverão deixar as malas no corredor (do lado de fora da cabine), devidamente etiquetadas e lacradas com cadeado de segurança. Em face da semelhança entre malas, a companhia de Cruzeiros recomenda que o hóspede identifique a bagagem com algum item pessoal, como fitas coloridas, facilitando sua visualização no desembarque. Frasqueiras e malas com objetos considerados frágeis, pessoais e de valor (joias, perfume, dinheiro, máquina fotográfica, filmadora, notebooks, bebidas compradas a bordo, carrinho de bebê, etc.) devem ser transportadas pelo próprio hóspede como bagagem de mão e não devem ser colocadas do lado de fora da cabine. Verifique no Programa do Dia entregue na cabine o horário previsto para o desembarque.

Antes de deixar a cabine: Verifique se foi esquecido algum bem pessoal nas gavetas, no armário, no banheiro e no cofre, pois a companhia de Cruzeiros não se responsabiliza por objetos esquecidos a bordo.

Após serem cumpridos os trâmites alfandegários, a bagagem será retirada do navio e estará à disposição no salão alfandegário, exceto bagagem de mão. O desembarque será feito assim que toda a bagagem tiver sido retirada do navio. Solicitamos que os hóspedes aguardem em uma das áreas abertas do navio ou em um dos salões, até que seja feito o anúncio de desembarque. Este é realizado por cor de etiqueta. As bagagens serão transportadas até o salão alfandegário (exceto bagagem de mão e bebidas adquiridas nas lojas do navio).

Ao desembarcar: O hóspede deverá dirigir-se ao salão alfandegário e identificar sua bagagem, de acordo com a cor da etiqueta colocada na mala. A empresa dispõe, no porto e no navio, de um formulário denominado “Declaração de Ocorrência para Análise”, que é preenchido e assinado pelo hóspede que tiver sua bagagem acidentalmente avariada, e também assinado pelo chefe de bordo ou coordenador de operações do porto. No mesmo formulário, o hóspede deverá seguir as instruções para contato, expostas na declaração.

Hóspedes sem seguro devem entrar em contato com a companhia de Cruzeiros dentro do prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da data da assinatura desta.

ACONSELHAMOS
A experiência nos permite alguns conselhos para evitar acidentes a bordo:
Usar sapatos baixos.
Caminhar com cuidado pelas áreas molhadas ou escorregadias e não correr.
Subir e descer escadas utilizando o corrimão.
Manter as mãos longe das portas (podem fechar com o balanço do navio).
Não jogar nenhum objeto nos vasos sanitários, utilizar pequenos sacos higiênicos que estão nos banheiros das cabines.
Não deixar copos no chão ou na borda da piscina.
Não fumar nas cabines e apagar o cigarro no cinzeiro antes de colocá-lo no lixo.
Não jogar nenhum objeto ou cigarros ao mar.
Não levar ferro de passar roupa, babyliss, chapinha para cabelo, secador de cabelo etc.

MEIO AMBIENTE
Solicitamos aos nossos hóspedes que não joguem quaisquer objetos ao mar e que se juntem a nós para salvaguardar os oceanos, a vida marinha e o ecossistema.