Ensino Médio


O que é High School? O High School é um programa de estudos que permite ao aluno cursar uma parte ou todo o ensino médio no exterior, aprendendo a cultura do país escolhido por meio do convívio na escola, na comunidade, na família ou na residência estudantil. É também uma oportunidade para o aluno entrar em contato com possibilidades curriculares diferentes das disponíveis no Brasil, abrindo horizontes que poderão ajudá-lo na progressão para a universidade e na sua escolha profissional.

Quais os benefícios do High School? O High School é o programa ideal para quem quer vivenciar a cultura de outro país e adquirir fluência em um novo idioma, tudo isso em uma fase da vida onde novos conhecimentos são assimilados de maneira mais fácil e consistente. A construção da independência e da maturidade, as amizades e a rede de contatos por todo o mundo são alguns dos itens que o aluno trará na bagagem ao terminar o período do colegial no exterior. Além disso, essa experiência é um grande diferencial na futura vida profissional e acadêmica dos estudantes.

Qual é o limite de idade para fazer ensino médio no exterior? Em geral, o aluno pode ter entre 14 e 18 anos de idade, dependendo do programa de ensino médio no exterior e do país escolhido.

Quais são os pré-requisitos para participar do programa? Além de estar na idade adequada, o aluno, na maior parte das vezes, deve ter ao menos conhecimento intermediário do idioma do país escolhido e boas notas escolares. É fundamental que o estudante tenha maturidade, flexibilidade e tolerância em relação às diferenças culturais, além de capacidade de adaptação. Essas habilidades serão necessárias durante o programa, e também aprimoradas até o fim do período no exterior.

Quanto tempo dura o High School? O objetivo do aluno e de sua família influenciam diretamente na duração e tipo de programa de High School escolhido. Os períodos mais comuns são de um trimestre, um semestre, um ano letivo, ou mesmo todo o ensino médio pode ser feito no exterior. Em alguns países, é possível prorrogar o período de estudo após o início do programa.

Quando começarei a estudar: no início ou no meio do ano? O início do ano letivo varia de acordo com o país escolhido, mas geralmente o aluno pode optar por iniciar o curso no começo do ano, nos meses de janeiro e fevereiro, ou no meio do ano, no período de julho a setembro.

Onde é melhor estudar: em escolas públicas ou particulares? O primeiro passo é entender o perfil de cada aluno e qual seu objetivo com o programa de colegial no exterior. Em quase todos os países há escolas públicas e particulares. É possível encontrar uma instituição que seja bastante adequada ao perfil do estudante, de acordo com suas preferências. As escolas públicas geralmente possuem custos menores e maior interação com a variedade étnico-cultural do país, enquanto as particulares se destacam pela qualidade acadêmica e pela atenção personalizada a cada aluno.

Onde ficarei hospedado? O programa oferece duas opções de acomodação: casas de família e residências estudantis organizadas pelas escolas. As casas de família são rigorosamente selecionadas e indicadas para quem quer vivenciar a cultura e os costumes locais. Já as residências estudantis, conhecidas como boarding, estão disponíveis em instituições particulares de alguns países e são mais indicadas para quem quer focar no desenvolvimento acadêmico e estar em constante convívio com estudantes da mesma faixa etária.

Informações sobre a família hospedeira e a escola: As datas para recebimento dessas informações variam. É importante notar que quanto mais cedo você preparar sua documentação do intercâmbio para ser encaminhada ao exterior, mais chances você terá de receber as informações com antecedência. Todos os estudantes recebem as informações antes de seu programa começar.

Qual currículo acadêmico as escolas no exterior seguem? O período de estudos será validado na volta? Cada país tem um currículo nacional próprio, e cada escola particular pode definir se seguirá o currículo nacional ou alguma forma de diploma internacional. A validação do High School na volta ao Brasil dependerá da interpretação das matérias estudadas durante o programa. Em geral, o aluno que cursa as cinco disciplinas básicas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) não terá problemas para validar o período estudado no exterior. Alunos que irão continuar seus estudos no Brasil após o programa de High School devem procurar a secretária da sua escola no Brasil para saber quais são as exigências para sua volta à escola. Já os alunos que farão o último ano letivo fora deverão validar o período de estudos diretamente na Secretaria de Ensino.

Como é o processo de inscrição no programa? Quando devo procurar? O primeiro passo é entrar em contato com um especialista no programa High School. Esse consultor irá analisar o seu objetivo e da sua família, seu nível de idioma, seu desempenho acadêmico e seu perfil comportamental. Com base nessas informações e com o objetivo dos pais e aluno em mente, o consultor irá traçar a melhor opção de país, tipo de programa e tipo de escola. Ele irá também indicar a duração ideal do High School para que seja atingido o resultado desejado, o tipo de acomodação mais indicado e até mesmo a opção de currículo acadêmico a ser seguido pelo estudante durante o programa.
Com o plano traçado, começa o preenchimento dos formulários de matrícula e entrega de documentos, como histórico escolar e recomendação de professores. O ideal é que aluno e pais iniciem o contato com um especialista com ao menos seis meses de antecedência em relação à data de embarque prevista. 

Horário das aulas: As aulas, em geral, são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. Este horário pode apresentar pequenas diferenças de acordo com o país que você escolher.

Países: Estados Unidos, Canadá, Chile, Austrália, Argentina, Nova Zelândia, Inglaterra, Suíça, Alemanha, França, Irlanda, Áustria, Espanha, Dinamarca, Suécia, Holanda e Noruega.