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► Cruzeiristas

Preparando as Malas

 

Itens não permitidos:

- Que emitam calor ou produzam chamas. Isso inclui ferros de passar, fogões elétricos, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndios.

- Droga ou substância ilegal, nenhum tipo de arma, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos Hóspedes e ao meio ambiente.

- Alimento ou bebida, seja ela alcoólica ou não. Garrafas e latas fechadas serão retidas, as abertas não serão devolvidas.

- Lembramos que toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores.

 

Objetos frágeis, pessoais e de valor, como medicamentos, jóias, documentos, câmeras fotográficas e filmadoras, computadores, entre outros, deverão ser transportados com o hóspede como bagagem de mão.

Sugerimos que o hóspede limite a sua quantidade de malas em 2 unidades por pessoa, com cada mala pesando em média 20 (vinte) quilos e não excedendo 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade.

Não esqueça de etiquetar e lacrar com cadeado de segurança todas as suas malas! Cada navio leva em torno de 3.000 malas, portanto identifique a sua com nome, navio, endereço, telefone

para contato e uma fita ou qualquer outro item que facilite a identificação.
Aconselhamos levar uma mala de mão com objetos de uso pessoal e alguma roupa, pois as bagagens só estarão disponíveis próximo do horário de partida, elas serão deixadas na frente da cabines, portanto é necessário ir na cabine guardar suas bagagens.

 

Antes de sair de Casa

- Verifique a documentação de embarque (voucher de viagem). Verifique os dados da sua reserva, nome do navio e número da cabine.

- Se a sua companhia de cruzeiro oferecer este serviço, faça o check-in online para economizar tempo no terminal.

Royal Caribbean - até 3 dias do embarque.
MSC – Somente para o Mediterrâneo - MSC Express pode ser realizado em até 48 horas antes do embarque.
Costa - Você pode fazer isso até um dia antes da partida.

 

Verifique sua Documentação

Utilizar o informativo - Documentos para Embarque.


Qual limite de bagagem eu posso levar?

Não há limite de bagagem por hóspede. As malas devem ter etiquetas fixadas com número de cabine e nome. Vale ressaltar que dinheiro em espécie, documentos, objetos de valores ou frágeis, eletrônicos e bebidas adquiridas a bordo não devem ser despachados nas malas, mas conduzidas como bagagem de mão. Sugere-se o limite máximo de 32 kg por bagagem ou o limite máximo estabelecido pelo fabricante.

Observação: para trechos aéreos, devem ser respeitados os limites de peso estabelecidos pelas companhias aéreas.

 

Posso levar jóias e objetos de valor?
Pode, mas estes devem ser guardados no cofre localizado na própria cabine. A Companhia não se responsabiliza por objetos e valores deixados em bagagens despachadas, nas cabines ou esquecidos em outras dependências do navio.

 

O que devo fazer se eu perder ou minha bagagem for avariada?
A perda e/ou avaria da bagagem deve ser comunicada pelo passageiro ao comando do navio ou aos agentes da Companhia no porto de chegada, logo no momento do desembarque, preenchendo o formulário de avarias para futura avaliação. Não é admitida qualquer reclamação posterior.

 

Embarque

 

Procedimentos de embarque
O horário de embarque estará indicado em seu bilhete de passagem, bem como a estação marítima onde você deverá se apresentar. Em geral, o procedimento de embarque tem início 4 horas antes da saída do navio e término 2 horas antes da partida.

O preenchimento do voucher, que nada mais é do que o formulário de embarque entregue pela cia marítima, é obrigatório, assim como a identificação das malas com as etiquetas recebidas, informando o número de cabine e nome do hóspede.

 

Posso levar acompanhantes no dia do embarque?

Por questões operacionais e de segurança, o acesso ao navio é limitado ao pessoal em serviço e aos hóspedes a embarcar e em trânsito. A recomendação é para se despedir dos parentes e amigos em casa e seguir despreocupado para o porto.


Pode haver atraso, omissão ou variação de portos e horários?

Os horários de chegada e saída dos portos são estimados e dependerão sempre das liberações pelas autoridades locais e das condições de navegabilidade de cada trecho a ser percorrido durante o cruzeiro. A armadora é a soberana autoridade do navio, competindo-lhe a decisão acerca das condições de navegabilidade do cruzeiro de acordo com as disposições climáticas, meteorológicas e técnicas que se apresentarem.

 

A armadora por motivos de força maior, caso fortuito ou motivos técnicos, poderá alterar os horários e o porto de embarque, portos de escalas e ou porto de desembarque desde que o passageiro seja expressamente avisado antes do embarque, quando poderá optar pelo reembolso integral dos valores pagos ou pela manutenção da viagem no roteiro alterado.

Se as alterações indicadas acima ocorrerem durante o transcorrer do próprio cruzeiro, caberá ao passageiro o reembolso proporcional, se o período da viagem for encurtado.

 

No Terminal

 

- O check-in, em qualquer companhia, não se inicia antes das 11:00 da manhã. Como há um tráfego intenso de hóspedes desembarcando dos navios até este horário, é expressamente recomendado que os cruzeiristas cheguem ao terminal após as 11:00 da manhã. Aproveite o período da manhã para conhecer os pontos turísticos da cidade.

 

- Dirija-se ao setor de bagagem para deixar as suas malas. Certifique-se mais uma vez que todas as suas malas estão identificadas antes de deixá-las no terminal.

 

- Para cruzeiros internacionais, recomenda-se portar o comprovante de aquisição no país (nota fiscal), ou comprovante de importação anterior, de bens de elevado valor de origem estrangeira que se deseje levar na viagem, como notebooks e câmeras filmadoras. Desta forma evita-se a posterior tributação dos mesmos. Para mais informações visite o site: http://ftp.receita.fazenda.gov.br/Publico/Aduana/bagagem/Viajantes/GuiaRapidoparaViajantes.pdf

 

- Depois de deixar as malas, procure o balcão de atendimento da companhia de cruzeiro que você vai embarcar e informe-se sobre os procedimentos e horários de embarque. Lembre-se de ter em mãos todos os dados da sua reserva e documentos de identidade da família.

 

- O check-in se encerra 2 horas antes da partida do navio, portanto verifique os horários de chegada e saída do seu navio.

 

Observação: em Fernando de Noronha, Punta Del Este, Búzios, Cabo Frio e Ilha Privativa não há porto de atracação e o navio fica fundeado a certa distância e o transporte será realizado por Tenders do próprio navio ou transportes marítimos locais. Estes farão os traslados Navio / Terra / Navio e estarão sujeitos às condições marítimas e climáticas favoráveis, podendo ser suspensos e até cancelados caso representem risco à integridade física dos passageiros. Em quaisquer desses casos, a decisão sempre caberá ao comandante do navio e o mesmo conduzirá o navio ao continente para o porto de atracação mais próximo, dando continuidade à viagem.

 

Desembarque em Noronha
Por questões ambientais, o desembarque no Arquipélago de Fernando de Noronha deverá ser feito em duas etapas, sendo no primeiro dia metade dos passageiros em passeios marítimos e a outra metade em passeios em terra e no dia seguinte poderá ser inverso.

 

Pagamento a Bordo

Durante o procedimento de entrada no navio, ainda no porto, o passageiro receberá um cartão magnético que será utilizado para débito de seus gastos. O passageiro deverá definir a forma de pagamento de suas despesas, podendo ser em dinheiro (dólar americano) ou por cartões de crédito internacional. Não serão aceitos reais, cartões Diners, cheques pessoais ou de empresas, cartões de débito automático e traveller checks.

 

Como pago as taxas portuárias e os serviços?
Os valores estão indicados na tabela de tarifas e deverão ser pagos juntamente com o valor da cabine.

O que está e o que não está incluído?
Além da cabine, estão incluídas todas as refeições diárias, entretenimento a bordo, participação em todas as atividades de animação, jogos, concursos, espetáculos musicais e artísticos, bailes e festas programadas para todas as noites e utilização de todos os equipamentos disponíveis no navio: piscina, espreguiçadeiras, sala de ginástica e musculação, jacuzzi, biblioteca, danceteria, coquetel do comandante e cofre na cabine.

Observações: não é permitida a presença de menores de 18 anos nas dependências do cassino. Nos navios com indicação de tudo incluído, as bebidas alcoólicas e não alcoólicas indicadas na carta de bebidas estão incluídas com consumo ilimitado.

 

Já o que não está incluído são as excursões em terra, bebidas consumidas (exceto nos navios com tudo incluso (CVC)), boutique, lojas, cassino, lavanderia, serviço de revelação e fotografias feitas pelo fotógrafo de bordo, cabeleireiro, massagem, telecomunicações, spa center, consultas médicas, medicamentos e qualquer outra despesa de caráter pessoal.

 

Refeições - Ao longo do dia, são servidas 5 refeições. São elas:
- Café da manhã (restaurante principal ou buffet, com turno livre).
- Almoço (restaurante principal ou buffet, com turno livre).
- Chá da tarde.
- Jantar (em 2 turnos: 1º turno, das 19h45 às 21h30 e 2º turno, das 21h45 às 22h30).
- Ceia servida à meia-noite no restaurante ou, às vezes, na piscina.

 

Observação: Nos cruzeiros com mais de 7 noites, a ceia será servida durante 2 noites e nas demais serão servidos lanches e snacks nos principais bares do navio. Nos cruzeiros menores, será servida a ceia somente 1 noite.

 

Como funciona a reserva de mesa no restaurante?
É necessário indicar sua preferência de turno de refeição no momento da reserva da sua cabine. Sua mesa será a mesma em todo o cruzeiro, podendo estar acompanhado de outros passageiros. As refeições são servidas em dois turnos, obedecendo aos seguintes horários: 1º turno: almoço livre e jantar às 20h00; 2º turno: almoço livre e jantar às 22h00.

 

Atividades a Bordo
Programadas diariamente, são muitas as atividades. O hóspede encontrará instrutores para ginástica e sessões de aeróbica, além de jogos e brincadeiras de piscina, diversos campeonatos, aulas de dança, etc. Uma equipe de recreação infantil mantém as crianças acima de 3 anos ocupadas durante o dia. Ao entardecer, nos bares internos há o aperitivo musical. À noite: shows, cassino, música dançante nos salões, jogos de sociedade e discoteca.


Meus filhos receberão atenção e terão uma programação especial?

Um cruzeiro marítimo é a melhor opção de férias para toda a família. A criançada adora aproveitar tudo o que o navio oferece. Uma equipe especializada de monitores vai organizar atividades para crianças (a partir de 3 anos de idade; não há serviço de babá) em horários preestabelecidos.

 

Como fico sabendo das atividades do dia?
Recomenda-se ler diariamente o jornal de bordo, onde constam todos os horários para melhor aproveitamento de todas as atividades de bordo.

 

Jornal diário de bordo
Para o melhor aproveitamento das atividades, recomenda-se aos hóspedes ler diariamente o Jornal de Bordo, no qual constam todos os horários de funcionamento dos departamentos e a programação do navio.

 

+ Informações

 

Tenho uma necessidade especial. Posso realizar um cruzeiro?
Em atenção à exigência feita pela companhia marítima, os passageiros que precisarem de assistência, tais como portadores de necessidades especiais em razão de deficiência física (permanente ou temporária) ou mental, menores de idade, bem como gestantes, deverão estar acompanhados por pessoa adulta e que se responsabilize por essa assistência.

 

Devo avisar a tripulação se estiver doente?
A companhia marítima deverá ser avisada no ato da reserva a respeito de qualquer doença do passageiro, tendo o direito de recusar o hóspede com enfermidades contagiosas cujas condições possam afetar a saúde e o bem-estar dos demais.


Existe assistência médica a bordo?
O serviço médico de bordo será prestado por pessoal médico independente. Os valores da consulta e da medicação administrada estão a cargo do passageiro. Sugere-se a contratação de seguro de saúde pelo prazo específico de duração do cruzeiro para que possa pedir reembolso das despesas pagas do seguro contratado. Não esquecer de pedir o comprovante de pagamento quitado para solicitar o ressarcimento da seguradora.

 

Como posso comemorar aniversário?
Aniversários de nascimento e casamento podem ser comemorados com bolos e o tradicional “Parabéns” durante os jantares. Para isso, é importante informar o fato à agência de viagens no momento da reserva ou mesmo no dia do embarque, junto ao chefe do restaurante.

 

Quem serão meus companheiros de viagem?
A bordo, você encontrará hóspedes das mais variadas faixas etárias (casais, grupos, familiares e de amigos, crianças e adolescentes). O ambiente a bordo é de camaradagem e é fácil integrar-se com a tripulação do navio e com os outros hóspedes: basta participar das atividades de animação. Se, no entanto, você preferir desfrutar de situações mais reservadas, sua privacidade será respeitada.

 

Poderei me comunicar com minha casa durante o cruzeiro?
Sem dúvida. Cada vez que você quiser se comunicar com parentes ou mesmo com seu escritório, basta utilizar o sistema de comunicações do navio. É possível telefonar e receber chamadas via satélite em sua própria cabine, além da sala de internet a bordo.

 

Durante as escalas, posso realizar excursões?
Claro! Existem excursões terrestres opcionais. Podem ser adquiridas diretamente a bordo do navio, já no momento do embarque. São organizadas pela CVC, sendo recomendadas pela qualidade superior de serviços e boas condições de segurança. Nas cidades ou ilhas onde não existe atração, o desembarque dependerá das condições climáticas locais.

 

Existe fotógrafo a bordo?
Há um serviço de fotógrafos que documenta todos os eventos da viagem. O hóspede pode adquirir as cópias no escritório dos fotógrafos a bordo.

 

Trajes

Para o dia-a-dia, recomendam-se trajes esportivos e informais. Nas Noites de Gala recomenda-se o uso de paletó e gravata e, aqueles que preferem traje a rigor, poderão usá-lo. O uso de fantasias é recomendado nas festas temáticas. É expressamente proibido usar traje de banho no restaurante e, nos corredores, solicita-se o uso de saída de praia ou camiseta e sandálias.
A maioria dos cruzeiros tem a noite do branco, portanto não esqueça sua roupa branca.

 

Durante o Cruzeiro

O que está incluído: Além da cabine escolhida, 5 refeições diárias, o entretenimento a bordo, participação em todas as atividades de animação, jogos, concursos, espetáculos musicais e artísticos, bailes e festas programadas todas as noites, utilização de todos os equipamentos disponíveis no navio: piscina, espreguiçadeiras, sala de ginástica e musculação, sauna, hidromassagem, biblioteca, discoteca, coquetel do Comandante e uso do cofre.


O jantar no restaurante a La carte tem dois turnos, 20h00 (1º turno) e 22h15 (2º turno), não esquecer de solicitar o agendamento do turno quando adquirir o cruzeiro e confirmar no check in.


Observação: Os navios da CVC oferecem bebidas alcoólicas e não alcoólicas incluídas no pacote, (obs: Wisky até 8 anos).


O que não está incluído:

As excursões em terra (transfers, bilhetes aéreos), as bebidas, lavanderia, serviço de revelação e fotografias feitas pelo fotógrafo de bordo, cabeleireiro, massagem, telecomunicações, consultas médicas, medicamentos e qualquer outra despesa de caráter pessoal.
Jornal diário de bordo: Recomenda-se aos hóspedes ler diariamente o jornal de bordo, onde constam todos os horários, para melhor aproveitamento de todas as atividades.

 

Cabines e Suítes

Room Service: Café da manhã, servido todos os dias, livre de taxa, exceto na manhã da chegada do navio ao seu destino final (check-out). Deverá ser solicitado com antecedência, na noite anterior, preenchendo o pedido que está na cabine e colocando-o na maçaneta da porta da cabine do lado de fora.


Eletrodomésticos na cabine: por motivos de segurança, não é permitido o uso de eletrodomésticos na cabine, com exceção de barbeadores elétricos. Não é permitido o uso de ferro de passar roupa. As cabines são dotadas de um secador de cabelos.


Equipamentos de som: em respeito e para resguardo da privacidade e do bem-estar de todos os hóspedes, é proibido o embarque de equipamentos de som com qualquer tipo de sistema de amplificação.

 

Cabine Externa X Interna

Todos os hóspedes recebem o mesmo tratamento, sem distinções. Portanto, escolha à vontade a tarifa que se enquadra melhor ao seu programa de férias: nossas cabines têm o mesmo padrão de conforto, são decoradas com a mesma elegância e possuem dimensões equivalentes, independentemente da categoria a que pertence. As diferenças de preço são geralmente explicadas pela localização (cabines externas com vista para o mar ou cabines internas sem janela) e pela altura do deck a que pertence. Apenas as suítes têm dimensões efetivamente maiores que as demais cabines, ou mesmo varanda para o mar.

 

Modalidade de Pagamento a Bordo

 

MSC: Possui serviço de room service (café da manhã no quarto).
No cassino pode utilizar o cartão magnético ou dólar.
No ato do check-in, será solicitado ao banco emissor do cartão uma pré-autorização de débito no valor mínimo de US$250.00, em caso de cruzeiros no Caribe e América do Sul e € 250,00, em caso de cruzeiros no Mediterrâneo e Norte da Europa, somente para estimar a validade do cartão e ter a primeira cobertura.


Se a despesa do cliente exceder este valor, solicita-se uma nova pré-autorização. No final do cruzeiro, o hóspede verifica a fatura e se estiver correta, a MSC debitará o valor total no cartão de crédito. Por questões internas da administradora do cartão, o valor da pré-autorização de débito pode ficar bloqueado por volta de uma semana após o desembarque. Para evitar filas no desembarque, recomendamos que o pagamento das despesas a bordo seja feito com cartão de crédito. Caso o hóspede não possua o cartão de crédito internacional, será solicitado um depósito mínimo de garantia no valor de US$ 200.00 (duzentos dólares) individualmente e US$ 300,00 (trezentos dólares) para família, para cruzeiros no Caribe e América do Sul.  Se durante o cruzeiro, o valor for ultrapassado, então, será solicitado ao hóspede um novo depósito para saldar a conta e aumentar o crédito. O valor não utilizado será reembolsado no final do cruzeiro.


Para cruzeiros no Mediterrâneo e Norte da Europa o depósito mínimo será no valor de € 150,00 (cento e cinquenta euros) individualmente e € 250,00 (duzentos e cinquenta euros) em caso de família. Se durante o cruzeiro, o valor for ultrapassado, será solicitado ao hóspede um novo depósito para saldar a conta e aumentar o crédito.  O valor não utilizado será reembolsado no final do cruzeiro.

 

Costa: Possui serviço de room service (café da manhã no quarto).
América do Sul: ao embarcar, o hóspede receberá o cartão magnético Costa, que será utilizado para pagamento das despesas a bordo. No momento do embarque, também, o hóspede definirá como serão quitadas as despesas efetuadas com o cartão Costa, podendo optar por Dólares Americanos, Traveller Checks em Dólares Americanos, Reais em espécie (exceto em viagens transatlânticas), e os cartões de crédito American Express, MasterCard e Visa com validade internacional. Não serão aceitos cartão Diners, cheques pessoais ou de empresas. As únicas despesas que não podem ser pagas com o cartão Costa são as despesas do Cassino (pagas em dólar). Pagamentos com Traveller Checks terão sobretaxa de 4% sobre o valor da operação.


Outros destinos: a moeda em vigor a bordo é o Euro, com exceção dos cruzeiros pelo Caribe do Costa Fortuna e Costa Atlantica, dos cruzeiros na América do Sul, das travessias atlânticas Brasil-Itália, dos cruzeiros de (5) cinco noites do Costa Allegra e Costa Classica no Oriente,para os quais a moeda em vigor a bordo é o Dólar Americano. Pagamento em dinheiro: hóspedes que desejarem pagar em dinheiro deverão, por ocasião do seu embarque, efetuar o depósito mínimo equivalente a 150 euros por hóspede.

 

Ibero: Possui serviço de room service (café da manhã no quarto).
América do Sul: ao embarcar, o hóspede receberá o cartão magnético Ibero Card, que será utilizado para pagamento das despesas a bordo. No momento do embarque, também, o hóspede definirá como serão quitadas as despesas efetuadas com o cartão Ibero, podendo optar por Dólares Americanos, Reais em espécie (exceto em viagens transatlânticas), e os cartões de crédito American Express, MasterCard e Visa com validade internacional. Não serão aceitos cartão Diners, cheques pessoais ou de empresas. As únicas despesas que não podem ser pagas com o cartão Ibero são as despesas do Cassino.


Outros destinos: a moeda em vigor a bordo é o Euro, com exceção dos cruzeiros pela América do Sul, das travessias atlânticas Brasil-Itália, para os quais a moeda em vigor a bordo é o Dólar Americano.


Pagamento em dinheiro: hóspedes que desejarem pagar em dinheiro deverão, por ocasião do seu embarque, efetuar o depósito mínimo equivalente USD 150 por hóspede.

 

Royal Caribbean: Possui serviço de room service (café da manhã no quarto).
Todos os navios da Royal Caribbean International® operam com um sistema que dispensa o uso de dinheiro em espécie, ou seja, seu cartão de embarque (também conhecido como cartão SeaPass), será usado como um cartão de débito para realizar todas as compras a bordo.

 

Geralmente, para ativar a conta SeaPass, a maioria dos passageiros fornece um cartão de crédito, (American Express, Optima, MasterCard, Visa, Discover e Diner's Club), no qual as compras serão debitadas no final do cruzeiro. Além disso, o sistema SeaPass pode ser ativado com dinheiro.


Uma conta ativa com todas as compras será mantida em folhas separadas para cada passageiro e um extrato descritivo será deixado na sua cabine uma noite antes do desembarque. Se você tiver fornecido um número de cartão de crédito e não houver discrepâncias, o valor total será debitado em sua conta na manhã do desembarque. No caso do uso de cheques de viagem ou dinheiro para ativar a conta, será necessário saldar a dívida diretamente no balcão de atendimento ao passageiro, (receber o reembolso de cobrança indevida ou saldar a diferença entre o valor original e o final).


É possível fazer o câmbio da maioria das moedas estrangeiras para dólares americanos a bordo. Para obter mais informações, entre em contato conosco.


Observação: Solicitamos aos passageiros fazerem um depósito no caso de pagamento da conta SeaPass em dinheiro. Há um limite diário de USD 500,00 para contas pagas em dinheiro para sete dias ou mais de cruzeiro e de USD 300,00 para cruzeiros de duas, três, quatro ou cinco noites. Quando o limite diário é atingido, entramos em contato com o passageiro informando o fato.


Todos os navios da frota da Royal Caribbean têm caixas eletrônicos. Há uma taxa de transação de até USD 5,50 mais outras tarifas que a instituição financeira do passageiro poderá cobrar.
Hóspedes que desejarem pagar em dinheiro deverão, por ocasião do seu embarque, efetuar o depósito mínimo equivalente USD 150 por hóspede.

CVC: Não possui serviço de room service (café da manhã no quarto).
No cassino pode utilizar o cartão magnético ou dólar.
Caso queira fazer o deposito em dinheiro para utilizar no cartão magnético, será aceito dólar ou reais (a cotação do dólar no navio e bem mais alta que a cotação normal no mercado).

 

Observação: Na noite anterior ao desembarque, será enviado à cabine um extrato com todas as despesas discriminadas. Se houver alguma divergência de valores, favor dirigir-se ao escritório de Contabilidade ou recepção. Caso tenha efetuado depósito em cartão de crédito internacional e o extrato estiver correto, o hóspede deverá assinar este extrato e entregá-lo no Escritório de Informações. Para os hóspedes que efetuaram depósito em espécie (dólar ou reais), ao receberem o extrato, devem dirigir-se ao Escritório de Contabilidade ou recepção, para o acerto da conta. Após o recebimento do extrato, na última noite a bordo, todas as despesas deverão ser pagas em espécie (dólar).

No Desembarque

- Ainda a bordo, verifique todas as suas despesas de bordo e, em caso de dúvida, dirija-se à Recepção. Todas as divergências detectadas deverão ser resolvidas a bordo. Nenhuma análise ou reembolso poderão ser feitos após o desembarque.

- Ao buscar a sua mala no terminal, verifique se a mala é mesmo de sua propriedade. As malas podem ser muito parecidas.

- Para cruzeiros internacionais, todos os hóspedes precisarão preencher uma Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Se houver na bagagem algo a declarar, o passageiro deverá se apresentar a Receita Federal.

Se não, o formulário deverá permanecer em posse do hóspede para o caso de ser solicitado pela fiscalização aduaneira. Para mais informações visite o site: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm.
Na noite anterior ao desembarque é preciso deixaras malas nos corredores, do lado de fora da cabine.

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